Para você, o que é estar saudável? O que é comer de modo saudável?
Acha que aqueles que moram contigo diriam a mesma resposta?
- Eu acredito que as respostas não coincidiriam, mas que poderiam não estar erradas!
As diferenças nas respostas refletem os diferentes contextos, história de vida, hábitos, culturas e quais os conhecimentos que cada pessoa tem.
Em relação à alimentação, é mais fácil dizer ao outro o que ele deve comer, do que estimular uma reflexão sobre suas práticas alimentares do dia a dia (MDS, 2018).
Ao se consultar com uma nutricionista, ela deve ter o propósito de promover a sua autonomia alimentar e a prática voluntária de novos hábitos saudáveis. Tais práticas devem ser responsáveis contigo (respeitando seus gostos, sua cultura, sua economia, etc), com a sociedade como um todo e com o nosso meio ambiente.
E se tratando de hábitos, se refletirmos sobre nossa rotina ou das pessoas ao nosso redor, veremos que para mudar a alimentação de fato, as pessoas teriam que mudar um pouco a sua vida; na verdade, para a grande parte da população seria preciso mudar muito! Então, comer saudável não é só uma questão de saber o que comer.
Por fim, para saber o que comer, é preciso, antes de tudo, ter acesso físico aos alimentos, poder comprá-los com preço justo, gostar deles, armazená-los adequadamente, prepará-los, consumi-los em ambientes apropriados, e até mesmo conhecê-los melhor!