Espaço e paciência. Dois substantivos que, a primeiro momento, podem não fazer sentido juntos, entretanto, podem definir o que realmente é preciso para alcançarmos qualquer fim.
Se pesquisarmos no dicionário a palavra Espaço, encontraremos:
“1. Intervalo de tempo: no espaço de um ano. // 2. Intervalo entre um ponto e outro; distância”
Para Paciência, temos:
“1. Qualidade de quem suporta algo sem reclamar; resignação. // 2. Virtude que faz alguém suportar algo sem perder a calma, aguentar com tranquilidade uma eventualidade, tristeza, ação maldosa.”
Seja para qualquer fim, você precisa ter em mente que para você sair de um ponto para o outro, levará tempo. Dentro desse intervalo de tempo, dessa distância, várias eventualidades podem acontecer. Não digo que é para aguentarmos tudo. Não somos de ferro. Mas tenha em mente que todo caminho a ser trilhado exige paciência.
Vejamos.
Uma pessoa que, por questões prioritárias de saúde, precisa emagrecer (reduzir % de gordura). Ela certamente não chegou ao seu atual peso em um curto intervalo de tempo. Agora, para mudar a atual condição, ter um bom acesso aos serviços de saúde, seja público ou privado, acompanhamento com profissionais e, além disso, acesso à informação, é fundamental e obrigatório, pelo menos nas duas primeiras citações. Embora todas essas condições não sejam realidade para/de todos, iniciar a mudança com a consciência de seu próprio espaço e paciência, ajudará durante o caminho até o fim.